21 de Março dia Nacional do Teatro Amador!
Este ano devido á agenda do grupo , não nos vai ser possivel comemorar o dia nacinal do teatro amador,com a realização de momentos cénicos para o público, o que desde já lamentamos. Mas o grupo irá lembrar o dia com o ensaio de preparação de um novo trabalho que está a construir.Sendo assim deixamos aqui no nosso blogue a mensagem da Federeação do Teatro Português (FTPA).
MENSAGEM DO DIA NACIONAL DO TEATRO
AMADOR (2013)
Num país como este nosso Portugal, e neste nosso tempo, onde e quando
o Teatro Profissional
abrange e serve muito desigualmente o diverso território, sendo cada
vez mais escassas as
Companhias sobreviventes em muitas capitais de Distrito, fora dos
grandes centros urbanos –
como é consolativo verificar que o Teatro Amador, com tantas ou mais
dificuldades ainda nos
recursos de funcionalidade, vai briosamente cumprindo a sua função
sociocultural: afinando
sensibilidades, despertando vocações artísticas, agitando marasmos de
comodismo egoísta,
abrindo fronteiras de consciência política e renovado humanismo.
Por certo nunca será demasiado insistir neste ponto: o exercício
amador da Arte Teatral é
amplamente salutar. E nunca ouvimos falar de empresários ou diretores
escolares que se
tenham arrependido de patrocinar qualquer grupo dramático no respetivo
âmbito laboral ou
de ensino. Porque sempre os amadores de teatro se evidenciarão,
positivamente, no seu
profissional trabalho quotidiano, tal como, nas mesmas circunstâncias,
sempre se hão de
salientar nas aulas os alunos universitários, mas até os de escolas
básicas ou secundárias.
Se o Teatro Profissional atinge por vezes níveis admiráveis de
qualidade artística (devidos
naturalmente à aprendizagem regular e institucional), não deixa o
Teatro Amador de
surpreender-nos de quando em quando, com o desempenho de um
intérprete, a destreza
duma encenação, a ousadia de um cenário – decididamente superando a
tradicional
insuficiência de meios. Mesmo tendo em consideração a justa
remuneração devida aos
profissionais (que permite a sua subsistência), não creio haver grande
vantagem em demarcar,
insistir demasiado na verdadeira vocação do profissional e na generosa
devoção do amador.
Porque um e outro servem a sua Arte de eleição consoante as suas
disponibilidades de tempo.
E como é impressionante saber que alguém, depois de umas tantas horas
de trabalho,
privando-se do repouso e do convívio familiar, ainda tem ânimo de se
entregar a ensaios ou
representações teatrais!
No campo específico do Teatro, mais que desejável é a solidariedade
entre profissionais e
amadores. Participem os primeiros, sempre que possível, em ateliês de
formação dos
segundos, que, por sua vez, lhes poderão fornecer intérpretes
profissionalizantes e ajudar à
habituação, à fidelidade de um público.
Por outro lado, há que lembrar à Secretaria de Estado da Cultura e a
algumas Câmaras
Municipais mais renitentes que o Teatro – profissional ou amador – é
mesmo uma criatividade
cultural prestigiante e subsidiável. Mais que certos fogos de
artifício que por todo esse País
deflagram num esplendor e logo desaparecem. (Metaforicamente falando,
claro).
NORBERTO ÁVILA
Dramaturgo
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